Escola NIKKEI de Tomé-Açu

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HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO, ATUAÇÃO E INFORMES DA ESCOLA NIKKEI DE TOMÉ-AÇU

A Escola Nikkei de Tomé-Açu vem conduzindo os trabalhos de forma integrada com a Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu – ACTA, e pelos primórdios de sua  fundação a atuação vibrante veio de forma colaborativa dos nisseis, sanseis e yonseis, a comunidade que projetava uma educação com a proporcionalidade de garantir a qualidade pela legislação de um profissional, habilitado na forma da lei de suas competências, garantindo a todos os alunos uma segurança de certificação de credenciamento do Conselho Estadual de Educação. Pois, dentro de todas as análises, a preocupação dos pais voltava-se ao custeio, à insegurança e a uma adaptação de convivência de seus filhos na capital do estado.

O firmamento aconteceu em 03 de fevereiro de 2002, pelo ato autorizativo concedido pelo CEE/PA – Conselho Estadual de Educação Pará, com 45 alunos de Ensino Médio, nas turmas de 1º e 2º ano. Consonante a todas as normativas, beneficiava o Ensino Fundamental e Ensino Médio. O número de alunos matriculados vem crescendo de forma gradativa, pela divulgação da qualidade de ensino e pelo compromisso de cumprimento com os 200 dias letivos anualmente. Chegando aos seus 15 anos de existência em 2017, com muita turbulência, conseguimos atingir um número de 194 alunos matriculados, e nesse ano corrente, foram matriculados 172 alunos, até o presente o momento, com a expectativa consciente e uma consonância de valores das mensalidades para todas as turmas, agregando valores aos profissionais conscientes e promovendo a participação efetiva nos cursos de formação ofertados pelas editoras e pelas escolas parceiras, tendo sempre em vista as diretrizes pedagógicas da Escola.

A forma continuada de nosso ensino-aprendizagem, do procedimento ao que diz respeito ao Regimento Interno da Escola Nikkei de Tomé-Açu, foi sendo desenvolvido com intensidade, e isto pode ser observado na qualidade das turmas que por aqui passaram. Hoje, muitos com formação e uma vasta qualificação para o mercado de trabalho.

O acolhimento de nossa instituição no meio educacional vem acontecendo de forma participativa, entre todos os nossos alunos, como ocorreu no Concurso de Redação sobre o tema: Japão, patrocinado pela comissão organizadora das comemorações do 80º Aniversário da Imigração Japonesa na Amazônia, com o recebimento da premiação de 2º lugar na categoria do Ensino Fundamental; OBF – Olimpíada Brasileira de Física, nas turmas do 9º Ano Ensino Fundamental  e Ensino Médio; OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em todas as turmas, com premiações de medalhas de Ouro, prata e bronze; OBMEP – 13ª  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Particulares, nas turmas do Ensino Fundamental II, com premiação de certificado de menção honrosa pelo desempenho; A premiação de 1º Lugar na  participação da escola no desfile escolar com o Tema: Dedicação e compromisso pela mistura originária da cultura dos Imigrantes; além de classificarmos e agraciarmos os nossos alunos anualmente com certificados de “Aluno Nota Dez”, que como parte da premiação, recebem um desconto nas mensalidades de cada ano letivo. Uma outra metodologia, que tem o intuito de oferecer suporte e acreditar nas atividades trabalhadas, consiste na classificação e na entrega aos alunos de nosso certificado “Aluno Superação”, que são diagnosticados pela superação e pelo tempo determinado no desenvolvimento do processo de integração vertical e horizontal, controlado pelos profissionais de cada área.

O nosso projeto de finalização do ano letivo é desenvolvido pelo espírito colaborativo e solidário de todos os que fazem parte da família desta Instituição Escolar, e o objetivo deste projeto é incentivar os nossos alunos a desenvolverem o seu comportamento como pessoa humana, ajudando o próximo pelo olhar solidário, ao nível de todas as virtudes encontradas com sabedoria para enriquecer o homem para uma vida inteiramente feliz. São projetadas visivelmente as famílias com mais necessidade dentro dos bairros de Quatro Bocas, e a escolha da família é determinada pelo grupo com a doação de cestas básicas e brinquedos coletados.

O nosso compromisso, através deste, vem agraciar os reconhecimentos prestativos durante todas as jornadas de recursos disponibilizados para a comunidade de imigrantes, pelos recursos honrados do APC – Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, liderança esta, ao Escritório do Consulado do Japão em Belém-PA, priorizando recursos para proporcionar um ambiente escolar renovado, vindo a engrandecer novas inspirações e perspectivas futuras, tanto almejadas anteriormente, e que só foram possíveis através do apoio no sentido educativo e gratidão aos descendentes e à comunidade.